37.ª edição do Dakar arranca hoje com 12 portugueses

A 37.ª edição do rali Dakar, a sétima fora de África, arranca hoje com uma etapa entre Buenos Aires e Villa Carlos Paz, que vai contar com a presença de 12 portugueses entre os 665 participantes na prova que decorre até 17 de Janeiro.

37.ª edição do Dakar arranca hoje com 12 portugueses

Os 414 veículos da prova — nas categorias de automóveis, motos e camiões — vão enfrentar no primeiro dia uma etapa de quase 900 quilómetros, dos quais 170 em especial.

Nas motos, categoria na qual o espanhol Marc Coma surge como principal favorito, Portugal vai estar representado por Hélder Rodrigues, terceiro classificado em 2011 e 2012, por Paulo Gonçalves, Ruben Faria e Mário Patrão.

Carlos Sousa, o melhor português de sempre na categoria de automóveis, com o quarto lugar conquistado em 2003, volta a apresentar-se na linha de partida, numa classe também vai competir Ricardo Leal dos Santos.

Ainda nos automóveis, Filipe Palmeiro, que integra uma equipa Mini, liderada pelo chileno Boris Garafulic, e Vitor Jesus vai fazer dupla com o argentino Nazareno Lopez, num Toyota.

Nos camiões, José Martins, ao volante de um Renault, Armando Loureiro, também numa formação da marca francesa, e Pedro Velosa, que integra uma equipa da Iveco liderada pelo francês Joseph Adua, são os representantes portugueses.

Lusa/SOL