Penafiel tem o maior surto de tuberculose da Europa

O deputado do PCP Jorge Machado alertou hoje, em Penafiel, que em algumas freguesias do concelho ligadas à indústria da pedra encontra-se o maior surto de tuberculose da Europa.

"Na reunião que tivemos com o Agrupamento de Centros de Saúde e com o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Penafiel, foi-nos dado esse dado que é assustador", afirmou o deputado, em declarações à Lusa.

Jorge Machado, acompanhado de dirigentes locais comunistas, visita hoje algumas empresas daquele concelho do distrito do Porto que se dedicam à extracção de granitos, nas freguesias de Luzim e Boelhe.

De acordo com o deputado, a elevada prevalência de tuberculose e outras doenças do foro respiratório, que afectará centenas de trabalhadores, está ligada à actividade de extracção da pedra, sobretudo a inalação se sílica durante vários anos. 

"A maior incidência de casos de tuberculose na Europa regista-se aqui, nomeadamente nas freguesias de Luzim e Boelhe e outras limítrofes", acentuou, sublinhando a sua preocupação.

Por isso, adiantou o parlamentar, o PCP vai "exigir uma intervenção por parte do Governo para que se crie um plano de emergência".

O deputado defende que o plano deve ser acompanhado do reforço de clínicos na região, recordando os 4.000 utentes sem médico de família no concelho de Penafiel são todos das freguesias onde prevalecem os casos de tuberculose.

Por isso, para o PCP, impõe-se o reforço de médicos, nomeadamente nas freguesias de Peroselo e Rio de Moinhos, acompanhado de equipas na área de enfermagem.

Além disso, sinalizou, impõe-se "uma intervenção global para acudir não só às questões da saúde, mas também que envolva a Autoridade para as Condições de Trabalho".

Sensibilização junto das comunidades locais, incluindo no meio escolar, com o apoio de assistentes sociais, são outras medidas que aquele partido vai exigir ao Governo.

Luzim, Boelhe, Rio de Moinhos e Cabeça Santa são as freguesias de Penafiel com maior prevalência de casos de tuberculose.

Segundo o PCP, todos os anos têm sido sinalizados e internados dezenas de novos casos de tuberculose pelo Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Lusa/SOL