Quer deixar de fumar? Preste atenção ao ciclo menstrual

Se é mulher e está a pensar deixar de fumar, é melhor controlar o seu ciclo menstrual.

Isto porque, de acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Montreal e publicado no Hindawi Psychiatry Journal, o seu ciclo menstrual pode desempenhar um papel determinante na forma como deixa de fumar. 

Os investigadores analisaram 34 fumadores crónicos saudáveis (19 mulheres e 15 homens) que não estavam a pensar deixar de fumar. Tiveram que fumar um cigarro 30 a 40 minutos antes de fazerem uma ressonância magnética. Durante o exame tiveram que ver uma sequência de imagens relacionadas com tabaco e outras ‘neutras’.

Após a ressonância, os voluntários tiveram quer ver as mesmas imagens mais uma vez e dar-lhes uma ‘nota’ de 0 a 100, no que dizia respeito à vontade que tinham de fumar. Para além disso, os investigadores testaram 13 das 19 mulheres de forma a perceber as suas respostas consoante o ponto em que estavam no seu ciclo menstrual.

A investigação mostrou que durante a fase folicular (depois do período, mas antes da ovulação) ver cigarros ou imaginar que se estava a fumar activava pelo menos cinco áreas diferentes do cérebro, mostrando que havia um maior desejo de fumar. Mas durante a fase lútea, apenas uma área do cérebro é activada.

De acordo com os cientistas, elevados níveis de estrogénio e progesterona durante esta última fase ajudam uma mulher a sentir-se mais forte e a conseguir resistir aos desejos. Quando os níveis descem (durante a fase folicular, ou seja, após o período) os desejos têm uma maior probabilidade de aumentar.

“A informação recolhida mostra que a vontade de fumar é maior no início da fase folicular, que começa após a menstruação”, disse Adrianna Mendrek, líder da equipa de investigação ao Huffington Post.

No entanto, é preciso realçar que esta foi a única forma que os investigadores arranjaram de relacionar os desejos e o ciclo menstrual. Não houve qualquer ligação entre as fases menstruais e as ‘notas’ dadas pelos participantes. Mendrek disse também que as diferenças entre as fases são “subtis”

Para saber mais clique aqui.