Filipa Vacondeus: ‘Eu não posso estar parada’

Durante treze semanas, tendo estreado no final da Primavera de 2014, o 24 Kitchen transmitiu o programa À Boleia da Filipa, que juntou numa espécie de road show culinário pelo país a veterana Filipa Vacondeus e a cozinheira revelação do canal Filipa Gomes.

Na apresentação do programa, em Maio,  no Lx Factory, Filipa Vacondeus dizia que aos 80 anos fazer o programa era um desafio “que a fazia sentir-se viva e pronta para mais”.

José Avillez, o chefe do restaurante Bellcanto, o único em Lisboa com duas estrelas Michelin, disse ao SOL que conheceu Filipa Vacondeus há cerca de 10 anos, através de Maria de Lourdes Modesto e que os seus programas de culinária na televisão o marcaram a ele e a toda uma geração de cozinheiros. “Era também uma pessoa pela qual tinha muita estima e sinto que algo da herança dela me foi transmitida agora que também faço programas na televisão. A Maria de Lourdes Modesto, primeiro, e depois a Filipa Vacondeus foram precursoras”.

Vera Pinto Pereira, directora-geral da FOX International Channels, numa declaração enviada às redacções referiu que “a Filipa Vacondeus era já uma cara querida do canal (24 Kitchen) e foi um privilégio poder trabalhar ao lado de uma senhora que marcou de forma tão emblemática a história da televisão e da gastronomia portuguesa”. E acrescenta: “A sua alegria e profissionalismo vão deixar saudades”.

Gonçalo Moura, director de conteúdos dos canais Fox em Portugal, recorda a enorme generosidade e genica de Vacondeus e salienta que havia  a ideia de renegociar o contrato, que acabou em Setembro, para a gravação de mais programas. “Ela pediu um tempo porque não andava a sentir-se bem e infelizmente, em Setembro, adoeceu”.

O 24Kitchen emite hoje, a partir das 22h00, todos os 13 episódios do ‘À Boleia da Filipa’ com repetição amanhã, a partir das 15h35, e no sábado, dia 10 de Janeiro, a partir das 15h15.

O SOL recorda aqui o texto publicado a 9 de Maio de 2014, quando foi apresentado À Boleia da Filipa:

“Quando no final de 2012 Filipa Vacondeus perdeu o espaço de culinária que tinha “há imensos anos” no programa das manhãs da RTP1, não teve dúvidas: foi literalmente bater à porta do 24 Kitchen.

“Eu não posso estar parada”, diz. “Se me acabaram o contrato na RTP, eu tinha que arranjar uma solução”, explicou ao SOL em Maio, na apresentação à imprensa do novo programa À Boleia da Filipa , em que a veterana Vacondeus se juntou a Filipa Gomes para um programa sobre a cozinha tradicional portuguesa.

A surpresa foi total, conta Gonçalo Moura, director de conteúdos em Portugal dos canais FOX (nos quais se inclui o 24 Kitchen), quando lhe apareceu nos escritórios da Avenida da Liberdade a senhora das receitas da RTP, a lançar o desafio: “Ó filhos, gosto muito do vosso canal, queria fazer um programa convosco”.

Depois de uma emissão especial de Natal em que Filipa Gomes, a apresentadora do Prato do Dia, se juntou a Filipa Vacondeus , ficou provado que as duas fazem uma dupla perfeita. “Isto tinha tudo para dar para o torto e deu tudo para o muito certo”, resume Gonçalo Moura.

A cozinha em viagem

O À Boleia da Filipa juntou as duas cozinheiras num camião- roulotte com cozinha que as levou pelos arredores de Lisboa para um road show de culinária, em que conviviam com as pessoas nas ruas e nos mercados. “Foi muito divertido e teve um lado humano muito bom”, diz Filipa Gomes, a ex-publicitária que participou num casting promovido pelo canal e que desde há um ano trocou o copywriting pelos tachos e panelas: “E sou muito mais feliz agora. Não se nota que estou feliz?”.

Filipa Vacondeus , há 35 anos a fazer receitas, salienta que não está a regressar aos ecrãs. Parou apenas por pouco mais de um ano, após ter saído da RTP. Resume a sua carreira: “Sempre me foi pedido para fazer cozinha rápida, fácil e económica. E tenho uma alegria enorme que me vejam como a pessoa que ensina a fazer aproveitamentos com a comida porque sei que fui útil”.

O novo programa ensina as receitas tradicionais portuguesas num formato refrescado e com novas exigências. Por exemplo, se Filipa Vacondeus explica que o refogado se faz com um fio de azeite, Filipa Gomes completa dizendo a medida exacta. “É preciso ver que antes as pessoas aprendiam a cozinhar com as mães. A realidade agora é muito diferente, as pessoas chegam a adultas quase sem noções”. Mais ainda, há uma nova exigência de rigor graças às novas formas de apresentação: “As receitas vão para o site. Temos que ser exactas”.

Mas com a diferença de 50 anos de idade – Vacondeus faz 81 anos na segunda-feira, precisamente – as duas Filipas dizem ter-se divertido muito. “Parece que nos conhecemos desde que nasci”, diz Filipa, salientando as duas gerações na cozinha: enquanto ela cresceu a “fazer twists às receitas” e a introduzir aromas e técnicas asiáticas, por exemplo, Filipa Vacondeus tem uma “ligação maior à cozinha francesa e espanhola””.

telma.miguel@sol.pt