BES: Rioforte não teve interacção com a PT para investimento de 900 milhões de euros

O presidente executivo da Rioforte afirmou hoje que não teve interacção com a Portugal Telecom para o investimento de 900 milhões de euros sobre a ‘holding’ do Grupo Espírito Santo e que a operação foi colocada pela direcção do BES. 

BES: Rioforte não teve interacção com a PT para investimento de 900 milhões de euros

"Não tive qualquer interacção com a PT [Portugal Telecom]. Não porque não estivesse disponível, mas porque não nos foi pedida a nossa intervenção", disse João Rodrigues Pena, que está a ser ouvido hoje na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

"A operação foi colocada pela direção do BES", disse o CEO da Rioforte, admitindo "não se recordar dos nomes das pessoas que estiveram envolvidas" na colocação dessa dívida, quando questionado pela deputada socialista Ana Paula Vitorino. 

João Rodrigues Pena considerou ainda que "um tomador de uma operação obrigacionista", neste caso a PT, "fá-lo de forma consciente e instruída", afirmando que o conselho executivo da Rioforte esteve "sempre disponível para dar toda a informação".

"A decisão terá cabido à entidade tomadora", afirmou ainda João Rodrigues Pena.

A PT SGPS investiu cerca de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, investimento do qual não foi reembolsada e que deixou um 'buraco' nas contas da operadora portuguesa.

Ainda em respostas a questões colocadas pela deputada socialista, o presidente executivo da Rioforte disse ainda desconhecer o responsável pela ocultação do passivo da Espírito Santo Internacional (ESI)

Lusa/SOL