Protesto de pescadores retém quase 2 mil turistas no Brasil

Um protesto de pescadores impediu que um navio transatlântico deixasse o porto de Itajaí, em Santa Catarina, no sul do Brasil, e deixou “presos” 1.800 turistas e 600 tripulantes.

O transatlântico tinha saída prevista na tarde de segunda-feira para um cruzeiro em direcção ao Uruguai, mas não o pôde fazer porque diversos barcos de pesca se posicionaram para formar uma barreira na saída marítima do porto, segundo a imprensa brasileira.

Os turistas e tripulantes que haviam embarcado no navio não puderam sair, devido a regras alfandegárias, e tiveram de esperar dentro da embarcação. O protesto dos pescadores, que começou por volta das 09h00 (11h00 em Lisboa) de segunda-feira, terminou hoje à tarde, pouco depois das 16h00 (18h00 em Lisboa).

O Sindicato dos Armadores e Indústria de Pesca, citado pelo portal noticioso G1, afirmou que quase de 200 barcos participaram do protesto, para pedir a suspensão de uma portaria federal que proíbe a pesca de algumas espécies que estão em extinção, entre elas a garoupa, o namorado e o cação.

Lusa/SOL