Empresas estudam genoma da doença de Parkinson

Duas das maiores empresas de genética dos EUA juntaram esforços para a sequenciação e o estudo da doença de Parkinson. Os gigantes 23andMe e Genentech firmaram um acordo para analisar os dados genéticos de três mil doentes norte-americanos e para identificar possíveis terapias para uma doença que afecta milhões de pessoas em todo o mundo…

A 23andMe tem entre o lote de fundadores Anne Wojcicki, mulher de um dos criadores da Google, o russo-americano Sergey Brin, e ficou com a missão de sequenciar os dados e o genoma destes pacientes, enquanto à Genentech, que pertence a uma multinacional farmacêutica, coube a investigação numa possível terapia com base nessa informação, segundo a agência Reuters.

A doença de Parkinson continua sem uma cura, apesar dos avanços nas terapias nos últimos anos, que têm permitido, com alguma eficácia, uma melhoria na qualidade de vida destes pacientes. O contrato entre as duas empresas supõe, uma vez concluída a sequenciação do genoma, que a 23andMe disponibilize a informação para outros investigadores.

ricardo.nabais@sol.pt