PT SGPS contrata auditora do BES

A KPMG é a nova auditora externa da PT SGPS. A consultora, que prestava serviços há vários anos ao banco da família Espírito Santo e 60 empresas do Grupo, tem estado no centro da polémica do ‘colapso’ da instituição financeira.

Em comunicado enviado ao supervisor do mercado (CMVM), a empresa liderada por João Mello Franco informa que a 18 de Dezembro de 2014 a Deloitte apresentou um pedido de renúncia às funções de auditor externo da PT SGPS. 

A decisão da brasileira Oi ter nomeado outro auditor para a PT Portugal e suas participadas em Outubro do mesmo ano esteve na origem da renúncia da Deloitte. 

A consultora passou a auditar directamente uma ínfima parte dos activos e dos proveitos consolidados da PT SGPS, “pelo que entendeu não dispor de condições técnicas para continuar a assumir a responsabilidade pela certificação das contas consolidadas da PT SGPS do exercício de 2014”, explica a empresa.

Por estas razões, a Comissão de Auditoria convidou a KPMG, a actual auditora e da PT Portugal e também do Grupo Oi, a “apresentar uma proposta de auditoria integrada das demonstrações financeiras da PT SGPS para o exercício de 2014 […] bem como das correspondentes demonstrações financeiras estatutárias individuais e consolidadas. 

Esta proposta, recebida a 5 de Janeiro de 2015, foi ontem aprovada pela Comissão de Auditoria e comunicada ao Conselho de Administração. 

A Deloitte cessa, assim, hoje, as funções de auditor externo da PT SGPS.

A KPMG foi responsável durante vários anos por auditar as contas do BES e de 60 empresas do Grupo Espírito Santo, entre as quais a Espírito Santo Financial Group (ESFG).

Quando foi descoberto o buraco nas contas do grupo da família Espírito Santo foi abalada por uma onda de críticas, tendo sido levantadas algumas dúvidas se a auditora não estaria em condições de ter detectado e denunciado mais cedo os problemas do GES. 

A KPMG sempre defendeu que avisou o Banco de Portugal sobre a existência de problemas adicionais no BES em Julho.

sara.ribeiro@sol.pt