Polícia italiana faz buscas no Crédit Suisse em Milão

O banco helvético Credit Suisse indicou hoje que os seus escritórios em Milão foram objecto de buscas policiais, sem revelar as motivações das autoridades italianas. 

"Podemos confirmar que a Guardia di Finanza fez buscas nos nossos escritórios em Milão e que cooperámos plenamente com as autoridades", indicou fonte do banco em mensagem de correio electrónico.

Contactada pela AFP, a Guardia di Finanza, que é a polícia financeira italiana, indicou por seu turno que as investigações ocorreram em 16 de Dezembro, sem dar mais pormenores. 

A comunicação social italiana aludira na altura a um inquérito que visava determinar se uma filial do banco nas Bermudas tinha ajudado italianos ricos a esconder fundos não declarados, estimando-os em oito mil milhões de euros. 

Estas investigações ocorreram quando está a ser criado um programa de divulgação voluntária para regularizar os activos escondidos. Um acordo entre a Suíça e a Itália está também em vias de conclusão, depois de negociações duras entre os dois países. 

Referindo-se a fontes governamentais próximas do 'dossier', o La Stampa garantiu que este acordo era "uma questão de dias", evocando a sua possível assinatura no início de Fevereiro. 

Lusa/SOL