E as companhias aéreas mais pontuais do mundo são…

Uma consultora britânica de aviação listou as companhias aéreas e os aeroportos que menos atrasos registaram em 2014.

O aeroporto onde menos se espera por um voo é o de Bristol, no Reino Unido, onde 94,4% dos voos com partida ou chegada marcada para esta infraestrutura operaram com menos de 15 minutos de atraso. Bristol lidera também, consequentemente, a lista dos mais pontuais aeroportos de pequena dimensão, seguido de Charleroi, na Bélgica (93,1%), e de Berlim-Schoenefeld, na Alemanha (92,3%).

Entre os aeroportos de média dimensão, o mais pontual é o de Osaka, no Japão (93,2%), seguido de Moscovo-Sheremetyevo, na Rússia (89,8%), e de Copenhaga (89,8%).

De acordo com a consultora OAG, O mais pontual dos grandes aeroportos é o de Munique, na Alemanha, com 89% dos voos a operarem dentro do limite de 15 minutos. Seguem-se Tóquio-Haneda, no Japão (87,9%) e Seattle Sea-Tac, nos Estados Unidos (86,2%).

Quanto às companhias de aviação, a campeã é a airBaltic, a transportadora aérea nacional da Letónia, que também opera voos low-cost. Tem uma taxa de pontualidade de 94,9%. A norte-americana Hawaiian Airlines (92,3%) e a Austrian Airlines (90,0%) completam o pódio.

Na Europa, e para além da airBaltic e da Austrian, o top10 das companhias aéreas mais pontuais é preenchido com a Ibéria, a Norwegian Air Shuttle, a KLM, a SAS, a Finnair, a easyJet, a Air Europa e a Lufthansa.