Jean-Marie Le Pen: “Eu não sou Charlie” [vídeo]

O antigo líder do partido Frente Nacional já tinha impressionado muitos quando apelou ao voto na sua filha, Marine Le Pen, enquanto decorria o sequestro no supermercado kosher em Paris, na sexta-feira. Mas este sábado conseguiu chocar ainda mais a França e o mundo. 

Jean-Marie Le Pen, no seu blog, afirmou que não era Charlie – “Je suis Charlie” é uma expressão que começou a ser utilizada em todo o mundo em solidariedade para com as vítimas do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, na passada quarta-feira.

“Hoje é: ‘Nós somos Charlie’, ‘Eu sou Charlie”. E eu, lamento, não sou Charlie. E por muito que me sinta sensibilizado pela morte de doze compatriotas franceses (…). Não me sinto de todo dentro do espírito de Charlie, que é um espírito anarco-trotskista perfeitamente contrário à moral política”, afirmou o fundador do partido de extrema-direita,ctiado pela Europe1.

Recorde-se que o Frente Nacional não foi convidado a participar na marcha de amanhã, que irá decorrer em Paris ,juntando  quase todos os quadrantes políticos, intelectuais e religiosos do país bem como vários líderes de todo o mundo.

Marine Le Pen, actual líder do partido e filha de Jean-Marie Le Pen, apelou aos seus militantes para se manifestaram por todo o país excepto em Paris.

“Marcharemos ao lado do povo francês, com o povo francês, único e indivisível, em todos os locais menos em Paris”, afirmou.

Segundo o Le Figaro, a líder do partido que obteve 25% dos votos nas últimas eleições deverá participar na manifestação em Beaucaire, no sul de França.