Nevoeiro deixa dois distritos sob aviso laranja

Os distritos de Vila Real e Bragança estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real e de Bragança estão sob aviso laranja devido à previsão de nevoeiro persistente em alguns locais, nomeadamente nos vales, onde será gelado e com formação de sincelos.

O aviso laranja para estes dois distritos entrou em vigor à 01:00 e termina às 15:00 de hoje.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo para estes sete distritos do continente está em vigor desde as 01:00 e até às 18:00 de hoje.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens altas na região sul e tornando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Mondego para o final do dia.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas do norte e centro até ao início da manhã, rodando para o quadrante sul no litoral a norte do cabo Mondego a partir do final da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do interior norte e centro, que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais do nordeste transmontano, formação de geada nas regiões do interior e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior norte e centro, que será significativa em alguns locais do nordeste transmontano.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre a mínima de 7 e máxima de 14 graus Celsius, no Porto entre os 7 e os 15, em Bragança entre os -2 e 5, em Vila Real entre 1 e 7, na Guarda entre 0 e 9, em Castelo Branco entre 5 e 13, em Évora entre 4 e 16, em Beja entre 5 e 18 e em Faro entre 8 e 18.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando forte e com rajadas da ordem de 60/70 quilómetros/hora nas zonas montanhosas até ao final da manhã, e sendo fraco nas vertentes sudoeste da ilha.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 15 e os 19 graus.

Nos Açores prevê-se céu geralmente muito nublado. Descida da temperatura do ar a partir da tarde, períodos de chuva durante a madrugada e manhã, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste moderado.

Em Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar entre os 14 e os 17 graus e em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores entre os 12 e os 16.

Lusa/SOL