5 erros que comete antes das 10h00

Parecendo que não, cometemos vários erros mal acordamos. Se quer ter um dia repleto de energia, há certas coisas que não deve fazer mal sai da cama.

O site da apresentadora Oprah Winfrey fez uma lista com esses mesmos erros. Aqui estão eles:

1.    Sair da cama a correr: Ao fazer isso, estamos a exigir demais dos nossos músculos, explica o especialista em quiroprática e director do Sleep to Live Institute Robert D. Oexman. Movimentos bruscos logo ao acordar podem provocar lesões nas costas. Para além disso, quando nos levantamos ‘à pressa’ após termos estado deitados durante muitas horas, o sangue corre para as pernas e faz com que fiquemos atordoados. O melhor mesmo é levantar-se com calma e alongar um pouco.

2.    Não abrimos logo os estores: É muito importante que se apanhe um pouco de sol logo pela manhã. Para além de nos dar uma boa dose de vitamina D e de regular o nosso relógio biológico, ajuda-nos a emagrecer. Por isso, assim que se levanta, abra logo as cortinas e deixe o sol da manhã ‘invadir’ o seu quarto.

3.    Guardar o melhor para a tarde: A maior parte das pessoas ‘corre’ para o trabalho e só pára à hora de almoço (que muitas vezes é só às 15h00). Só durante esse intervalo é que sente que tem o direito de descansar um pouco e aproveitar algum bom – quer seja o almoço em si, a conversa com um colega, um café ou apenas ficar a apanhar um pouco de sol a pensar na vida. No entanto, um estudo recentemente publicado pela University of Minnesota defende que os trabalhadores devem começar o dia com algo que lhes dê prazer. Ficará com melhor humor e com mais vontade de se esforçar e de fazer melhor. Por isso, arranje uma rotina que lhe dê prazer antes de pôr os pés no escritório – beba um café a caminho do trabalho, compre flores para decorar a sua secretária ou ligue à sua irmã ou ao seu melhor amigo só para dizer bom dia.

4.    Descobrir o botão ‘snooze’: Quando o descobrimos, pensávamos que era o nosso melhor amigo. No entanto, este pequeno botão que nos deixa dormir mais 10 (20 ou 30) minutos não é assim tão bom. Estar sempre a acordar e a adormecer faz com que o nosso relógio biológico fique completamente desregulado e traz dificuldades em adormecer à noite. Assim, tente levantar-se logo quando o despertador toca pela primeira vez. Pode custar um bocadinho, mas, a longo prazo, só traz benefícios.

5.    Fazer exercício sem comer: Devemos tomar um bom pequeno-almoço no máximo 30 minutos após acordar. No entanto, isso é raro acontecer quando estamos a despachar-nos para irmos para o ginásio. É sempre mau não tomarmos o pequeno-almoço (se não costuma fazê-lo, é melhor começar a alterar as suas rotinas, pois é considerado por muitos a refeição mais importante do dia), mas se ainda por cima tencionamos fazer esforço físico sem ‘recarregar baterias’, o problema agrava-se. Tendo em conta os horários apertados em que vivemos, tente pelo menos comer uma banana e alguns cereais. E beba um copo de água – parecendo que não, já passaram cerca de sete horas desde que bebeu o último copo.