José Eduardo dos Santos diz que chegou ao fim o ciclo de mal-entendidos com Portugal

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, reuniu-se hoje com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que anunciou o fim de um ciclo de mal entendidos entre os dois países.

José Eduardo dos Santos diz que chegou ao fim o ciclo de mal-entendidos com Portugal

"O senhor Presidente [de Angola] disse algo que eu fiquei particularmente grato. Ele acentuou que se encerrava um ciclo em que tinha havido um ou outro mal-entendido e que agora as coisas estavam naturalmente límpidas e caminhando muito bem", afirmou aos jornalistas Rui Machete, ainda no palácio presidencial, em Luanda.

O governante português iniciou hoje uma visita de dois dias a Angola, a primeira que realiza enquanto ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, assumindo o propósito encontrar "soluções cada vez melhores" nas relações entre os dois países.

Esta visita tem em pano de fundo o anúncio, feito a 15 de Outubro de 2013 pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, do abandono do estabelecimento de uma parceria estratégica com Portugal.

Na altura estava agendada, para Fevereiro de 2014, uma cimeira entre os dois países, que já não se realizou e que continua sem qualquer data prevista.

"Isso aí é um problema que não é da minha competência, pronunciar-me sobre isso", disse ainda Rui Machete, questionado pelos jornalistas sobre um eventualmente reagendamento da cimeira.

Lusa/SOL