Machete em Angola: Luanda deverá receber fórum empresarial português

A comissão ministerial de Portugal e Angola vai reunir-se pelo menos uma vez por ano, para impulsionar as relações bilaterais, devendo Luanda receber até Abril um fórum empresarial, anunciaram hoje os chefes da diplomacia dos governos dos dois países.

O acordo, que envolve ainda a criação de um observatório económico comum, foi revelado após a reunião entre o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o homólogo angolano, Georges Chikoti, no arranque da visita de dois dias a Luanda, a realizar pelo governante português.

"Será um fórum de empresas portuguesas que vêm a Luanda discutir os problemas dos investimentos, das exportações, das importações, com empresas angolanas. Será este ano ainda, no primeiro quadrimestre", explicou Rui Machete.

Em simultâneo, igualmente até Abril, será assinada a constituição de um observatório empresarial das empresas portuguesas e angolanas.

"Basicamente é monitorizar aquilo que são os investimentos e o comportamento das empresas, angolanas e portuguesas, para as ajudar a desenvolver melhor os seus negócios e prevenir alguns erros que eventualmente ocorrem", disse Rui Machete.

Estas medidas, segundo o governante português, visam "continuar a impulsionar as relações" entre Portugal e Angola, que começam a "adquirir um grau de complexidade" que justifica a regularidade dos encontros bilaterais, "pelo menos uma vez por ano", a realizar pelos ministros com a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Lusa/SOL