Internacional

Bloguer passa 31º aniversário na prisão

Raif Badawi faz hoje 31 anos. Mas, ao contrário da maioria das pessoas, não vai poder festejá-los com as pessoas que mais ama.


Este homem está preso na Arábia Saudita a cumprir uma pena de 10 anos de prisão. Para além disso, levou 50 chicotadas na passada sexta-feira, as primeiras das 1000 a que foi condenado.

Isto tudo porque Raif Badawi criou um fórum, em 2008, no qual se discutia questões religiosas e políticas.

Durante a agressão na praça pública, Raif “ergue a cabeça para o céu, fechou os olhos e arqueou as costas”, descreveu uma testemunha à Amnistia Internacional. “Ele estava silencioso, mas dava para ver pela sua cara e pelo seu corpo que estava a sofrer. O polícia agrediu Raif nas costas e nas pernas, contando até às 50 chicotadas”, acrescentou.

Raif foi chicoteado dias depois da Arábia Saudita ter condenado os ataques terroristas às redacção do Charlie Hebdo, em França.

Para ‘fazer frente’ a esta situação, a Amnistia Internacional decidiu criar uma petição a exigir a libertação de Raif Badawi. “É urgente actuarmos por Raif, para que este não seja o seu último aniversário”, lê-se no site da organização.

Para assinar a petição, clique aqui.

joana.alves@sol.pt

Os comentários estão desactivados.