A cegonha

Parece que as cegonhas que fazem o trajecto Paris-Lisboa estiveram atarefadas no último trimestre do ano que passou. Contra todo o tipo de adversidades ao nível do tráfego aéreo português, noticia-se já em 2015 que em 2014 houve mais entregas – perdão! nascimentos – que em 2013. Não terá sido, certamente, pelas excelentes condições de…

Se ter um bebé fosse tão simples como pedir a uma cegonha que nos entregasse um vindo de Paris (já nascido e de preferência registado para ter outra nacionalidade e evitar o processo burocrático), talvez fosse muito mais fácil do que de facto é, decidir levar avante uma gravidez em Portugal. Mas como somos católicos e nos nossos ensinamentos está subjacente a ideia de que a graça divina chega de igual forma quer aos últimos, quer aos primeiros, resta-nos aprender a dançar a valsa de mil tempos que é o ‘sistema’ e manter o bom humor. E fazer tudo com um sorriso nos lábios. 

Sem querer alargar-me muito, posso garantir que parir em Portugal é muito mais que uma tarefa hercúlea, é uma espécie de martírio voluntário por um Bem Maior. Entre o SNS e a SS (que sigla divertida, hein?!), a maternidade reserva-nos experiências inesquecíveis!…

Cantou a Simone que ‘(…) Quem faz um filho, fá-lo por gosto (…)’ e eu pergunto: então e quem o tem?

A assistência proporcionada pelo SNS, que insistimos em dizer que é óptima só porque é gratuita, e porque o pessoal gosta do que é de graça, é na verdade vergonhosa, insuficiente, incompleta (especialmente no capítulo dedicado à amamentação) ineficaz e muito, mas muito estilo ‘mínimos olímpicos’; depende inteiramente do brio dos profissionais de saúde que ainda estão interessados em honrar o Juramento de Hipócrates e é tão estável como um castelo de cartas. Uma das coisas que mais me impressionou ao utilizar o SNS foi perceber que o aburguesamento generalizado do português (aquilo do ‘viver acima da média’ que está na origem da crise) e a sua consequente demissão da cidadania activa, em muito contribuíram para a degradação dos serviços, uma vez que a transferência da dependência passou do serviço público para o privado. Percebi isso de cada vez que entrei em qualquer serviço para consultas, exames ou urgências, embora tenha tido a sorte de, ao longo de toda a minha experiência pelos caminhos do SNS, sempre me ter cruzado com gente maravilhosa, que na medida do possível me tratou bem e procurou certificar-se que estaria sempre tudo como deve estar: bem. 

Portugal trata as suas mães – que afinal são muito poucas, mas para as quais não há recursos – abaixo de cão. Não se lhes disponibiliza a oportunidade de ter filhos de mente tranquila. Conheci demasiadas mulheres que assumiram que a maternidade lhes iria arrasar a vida profissional e que escolheram deliberadamente abdicar de um processo laboral evolutivo em prole da única carreira verdadeiramente duradoura, com admissão imediata e progressão garantidas: a Maternidade. Um cliché demasiado real para ser só um mau exercício de estilo.

Durante o 2014 atarefado das cegonhas, percebi que engravidar é sobretudo um acto social na medida em que uma barriga chega sempre primeiro que nós aos sítios e que isso incomoda mais do que faz rejubilar, pelo que também fui forçada a perceber que a ausência de políticas responsáveis relativamente a este assunto começa a repercutir-se na população em geral e na forma como se tratam as tontas que ainda querem ser mães neste país. Passei a associar como consequência directa o efeito visão em túnel da população às políticas governamentais pró (que mais parecem anti) natalidade, que na prática são tal e qual uma ‘bad trip’. 

No país onde outrora uma Natália (ironia do destino, o nome?) exaltou o poder matricial da mulher, há quem olhe para este ligeiro aumento do número de nascimentos como a hipótese de se inverter o movimento ‘ribanceira abaixo’ da nossa taxa de natalidade.  

É aguardar. 

Com isto tudo, resta agradecer a quem inventou que os bebés vêm de Paris e que quem os traz é uma cegonha. Imaginemos que os bebés vinham de fora do espaço Schengen e que ainda tínhamos de pagar os custos de desalfandegamento à Autoridade Tributária e Aduaneira, que ainda por cima abre as nossas encomendas antes de nós!… Era o que faltava!

trashedia.com