Portugal em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para o arquipélago da Madeira, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte.

De acordo com o IPMA, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de sábado, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA colocou hoje também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, desde as 02:00 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros, mas que podem atingir 9 a 12 metros de altura.

Estes dez distritos vão passar, no sábado a partir das 06:00 e até às 12:00, a aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O IPMA emitiu igualmente hoje avisos amarelos para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas, e de chuva por vezes forte.

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor entre as 21:00 de sábado e as 06:00 de domingo e para o vento entre as 18:00 de sábado e as 03:00 de domingo.

Também sob aviso amarelo vão estar os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre 00:00 e as 09:00 de domingo.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

Lusa/SOL