Um pequeno truque que pode ajudar a perder peso

Por incrível que pareça, alguns cientistas defendem que é possível perder peso sem fazer qualquer alteração naquilo que comemos: Basta mudar a hora a que comemos.

Um estudo publicado no jornal Cell Metabolism, e citado pela Cosmopolitan, explica que restringirmos o que comemos a apenas umas horas (por exemplo, há quem tome o pequeno-almoço muito tarde e jante muito cedo. Este caso é ainda pior para as pessoas que se levantam muito cedo e se deitam muito tarde) não faz nada bem ao nosso metabolismo. O que devemos fazer é comer num espaço entre 9 a 12 horas diárias, independentemente dos conteúdos das refeições.

Durante 38 semanas, os cientistas alimentaram ratos com quatro tipos de dietas diferentes – possuíam o mesmo número de calorias, mas eram compostas por diferentes componentes: Uma das dietas tinha muita gordura, a outra era rica em frutose, outra tinha muita gordura e sacarose e a última era considerada a apropriada para ratos.

Os investigadores deixaram alguns membros de cada grupo comerem quando lhes apetecia, enquanto outros só podiam comer num período entre nove, 12 ou 15 horas por dia. Alguns podiam aproveitar o fim-de-semana para comerem às horas que quisessem e outros ratos que estavam no grupo ‘comer quando se quer’ foram ‘transferidos’ para o grupo ‘comer apenas durante um período de x horas’ a meio do estudo.

Imagem usada para ilustrar o estudo na Cell Metabolism

No final do estudo, era possível observar várias coisas: Apesar de todos os grupos ingerirem o mesmo número de calorias, os ratos que comiam quando quisessem tinham ganho peso e aqueles que comiam dentro de um espaço de tempo limitado não tinham engordado. 

Para além disso, os ratos que mudaram de grupo a meio da investigação conseguiram perder o peso que já tinham ganho ao longo do estudo. Ou seja, o que eles comiam parece não ter tanta influência quanto as horas a que comem.

Os cientistas ainda não sabem porque é que o corpo reage de forma diferente ao mesmo alimento em diferentes horas do dia, mas uma das suas teorias é a de que as horas de refeições afectam a circulação sanguínea, o que podem atrasar ou acelerar o metabolismo.

Conclusão: O período de tempo em que come (entre 9 a 12 horas por dia, idealmente) pode ajudá-lo a perder peso. Os próprios cientistas afirmam que – se é uma pessoa saudável e sente-se bem com os seus horários alimentares – esta atenção aos períodos das refeições não tem que mudar os hábitos de todas as pessoas. Para além disso, o estudo foca-se apenas nas calorias, mas existem alimentos que possuem mais nutrientes do que outros, pelo que não devemos pôr de parte os vegetais e as frutas e optar apenas por chocolates.