Eduardo Lourenço diz que Sócrates está ‘com coragem para lutar”

O filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço disse hoje que o ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente na cadeia de Évora, está “com coragem para lutar e esperar que a justiça decida o mais rapidamente possível”.

Eduardo Lourenço diz que Sócrates está ‘com coragem para lutar”

José Sócrates está "óptimo e com coragem para lutar e esperar que a justiça decida o mais rapidamente possível, apresente as provas das razões porque ele foi condenado [colocado em prisão preventiva] e que seja libertado", afirmou.

Eduardo Lourenço falava aos jornalistas à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde esta tarde visitou "um amigo que foi primeiro-ministro" de Portugal.

Questionado sobre se a justiça está a actuar da melhor forma, o filósofo afirmou que não sabe, alegando que não é competente nessa matéria.

"Coloquem-se em pensamento na situação em que ele está, mesmo só a título de ficção, e não façam mais perguntas nesse sentido", acrescentou, perante a insistência dos jornalistas.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transacções financeiras no valor de vários milhões de euros.

A 21 de Novembro de 2014, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

Lusa/SOL