Mais anúncios de venda de carros devido às restrições de circulação

As restrições de circulação no centro de Lisboa para os carros com matrículas anteriores ao ano 2000 fizeram disparar a colocação de anúncios de venda de automóveis na internet no mês de Janeiro.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Standvirtual, que afirma ser o maior portal de veículos em Portugal, nos primeiros 20 dias de Janeiro o número de anúncios de carros para venda, datados até ao ano 2000, subiu 50% para 4.139 anúncios, face ao mesmo período do mês de Dezembro.

Já numa comparação homóloga, entre 1 e 20 de Janeiro de 2014, o número de anúncios colocados para a venda de carros com data de matrícula inferior ao ano 2000 era de 375.

Em Dezembro passado, o Standvirtual já tinha registado um aumento de 6% na pesquisa de automóveis com data posterior a 2000, comparativamente com o mês anterior.

Já em Janeiro deste ano, a procura por estes automóveis aumentou cerca de 11% face a Dezembro.

Mas a pesquisa disparou no dia 15 de Janeiro, data a partir da qual os automóveis com matrículas mais antigas passaram a estar proibidos de circular entre as 07h00 e as 21h00 dos dias úteis no centro de Lisboa, devido às emissões poluentes.

Nesse dia, segundo o Standvirtual, o número de pesquisas aumentou em 46% face à média diária já verificada em todo o mês de Janeiro.

As restrições de circulação para os carros com matrículas anteriores a 2000 dizem respeito à zona 1, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

Já os carros com matrículas anteriores a 1996 ficarão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Estas restrições de circulação enquadram-se na terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER). A segunda fase foi implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

As restrições são impostas pelo ano da matrícula do automóvel. No entanto, carros anteriores a 1996 ou 2000 poderão circular nas zonas restritas caso tenham instalado equipamentos de redução de emissões, homologados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), que deverão possibilitar pelo menos o cumprimento da norma de emissões mínima requerida.

Lusa/SOL