Toyota segura liderança mundial do sector automóvel

A japonesa Toyota segurou a liderança na venda de carros a nível mundial em 2014, com 10,23 milhões de unidades. O número, divulgado esta quarta-feira pela construtora, inclui as marcas Toyota, Lexus, Hino, Scion e Daihatsu.

Toyota segura liderança mundial do sector automóvel

Atrás da Toyota manteve-se a Volkswagen, que já tinha apresentado na semana passada vendas de 10,14 milhões de veículos. Ambos os construtores – há vários anos a lutar pelo primeiro lugar, posição que a Volkswagen define como seu grande objectivo – ultrapassaram pela primeira vez os 10 milhões de unidades vendidas. 2014 foi positivo para o sector automóvel em quase todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos.

Na terceira posição do top ficou o grupo americano General Motors (Chevrolet, Opel, Buick, Caddilac, GMC), que garantiu vendas de 9,92 milhões, ficando também perto da fasquia dos 10 milhões de carros vendidos.

A Volkswagen pode estar mais perto de atingir a liderança de construtores, uma vez que a Toyota divulgou previsões pessimistas para 2015. A fabricante nipónica estima perder 1% do mercado este ano, baixando para os 10,15 milhões de unidades, muito devido ao consumo interno do Japão, que deverá cair. Se o gigante alemão Volkswagen (que inclui marcas como Audi, Skoda, Porsche, Seat, Bentley, Lamborghini ou Bugatti) mantiver o seu ritmo, ou aumentá-lo ainda mais, terá o caminho facilitado para chegar ao primeiro lugar.

emanuel.costa@sol.pt