Leonor Beleza veria ‘com bons olhos’ uma mulher na Presidência da República

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, afirmou que veria “com bons olhos” uma mulher a desempenhar as funções de Presidente da República, mas garantiu que não se irá envolver directamente na corrida a Belém: “Eu vejo sempre com bons olhos mulheres em todos os cargos que são politicamente relevantes ou relevantes de outro ponto…

Leonor Beleza veria ‘com bons olhos’ uma mulher na Presidência da República

A propósito do último ano de mandato de Cavaco Silva, e questionada pela Lusa sobre a possibilidade de vir a existir um candidato feminino ao lugar de "mais alto magistrado da nação", Leonor Beleza, membro do Conselho de Estado, apoiou a ideia, mas rejeitou estar no seu horizonte pessoal.

"Portanto, sim, veria (com bons olhos) aí (Presidência da República) e em muitos outros sítios. Isso não é, com certeza, um problema no qual eu me vá envolver directamente", disse, depois de colocada perante o exemplo da actual legislatura, na qual Assunção Esteves foi a primeira mulher presidente da Assembleia da República.

Sobre os nomes que se vão perfilando como presidenciáveis, especialmente na sua área política – Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio ou Santana Lopes, entre outros –, a também  jurista recusou pronunciar-se.

"Essas movimentações não têm a ver com o mandato de Cavaco Silva, que merece ficar na nossa memória, quando terminar o seu mandato, como um grande Presidente da República", concluiu.

Beleza foi deputada e vice-presidente da Assembleia da República, entre 1991 e 1994 e entre 2002 e 2005, além de ter desempenhado as funções de secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (1982-83) e de secretária de Estado da Segurança Social (1983-85).

Lusa/SOL