Quer um namorado falso? Já há uma aplicação para isso

Namorado Invisível, Namorada Invisível: o nome diz tudo. Uma empresa de Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, criou uma aplicação que permite criar um namorado ou namorada falsa e assim evitar perguntas embaraçosas e insistentes de amigos ou familiares.

A aplicação Invisible Boyfriend ainda está em testes, mas já aceita inscrições e promete fazer o trabalho quase todo. O interessado escolhe o nome e a idade, bem como fotografias do seu ‘apaixonado’, e a aplicação ajuda com o resto. Por exemplo, uma pergunta frequente é ‘como se conheceram?’, e para isso o site já tem cinco histórias predefinidas em que basta preencher informações ao gosto de cada um: num bar, num avião, em férias, numa festa ou a fazer uma escalada.

Definido o perfil, que inclui preferências e gostos comuns, a aplicação cria a relação falsa, que parece bem verdadeira aos olhos dos outros, desde que não estranhem não conhecer a pessoa. É que o serviço, que custa cerca de 27 euros por mês, inclui 100 mensagens escritas (manda-se uma mensagem falsa e a aplicação responde como se fosse outra pessoa), dez mensagens de voz e uma carta ou mensagem escrita à mão, em cada mês também.

Os criadores da aplicação são Matthew Homann e Kyle Tabor, explicam no site que o objectivo é ajudar quem alguma vez foi obrigado a contar uma mentira e prolongá-la. Pode ser devido à pressão familiar ou dos amigos quando na verdade não se está para aí virado; porque pura e simplesmente não se consegue arranjar uma namorada ou namorado e essa situação desespera; para pressionar outra passou a dar o passo seguinte inventando outro ‘interessado’; ou até quando se quer esconder a orientação sexual. “Faz parte da comunidade LGBT? Está sozinho no estrangeiro? Procura uma promoção no trabalho? Podemos ajudá-lo!”, lê-se no site.

Matt Homann comprou os domínios invisibleboyfriend e invisiblegirlfriend há nove anos, depois de se ter divorciado da mulher. A ideia surgiu quando a mãe lhe perguntou se ia trazer alguém para o jantar de família no Dia de Acção de Graças.

emanuel.costa@sol.pt