Japão continua sem notícias dos reféns japoneses nas mãos do Estado Islâmico

O Governo nipónico continuava esta manhã sem notícias dos dois japoneses sequestrados pelo Estado Islâmico (EI), um dia depois do fim do prazo dado pelo grupo que reclama 200 milhões de dólares em troca dos reféns. 

Japão continua sem notícias dos reféns japoneses nas mãos do Estado Islâmico

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, disse hoje que o Governo continua a tentar confirmar se os reféns estão vivos, mas que "no momento não há nenhuma informação sobre o seu estado". 

Fumio Kishida falou esta manhã (madrugada em Lisboa) aos jornalistas depois de uma reunião de crise em Tóquio na residência do primeiro-ministro, Shinzo Abe, na qual participaram outros membros do Executivo.

Num vídeo divulgado esta semana na Internet, o EI ameaçou matar dois japoneses – o empresário Haruna Yukawa e o jornalista Kenji Goto – se o Governo nipónico não pagasse 200 milhões de dólares (172 milhões de euros) no prazo de 72 horas.

Viúvo de 42 anos, Haruna Yukawa foi sequestrado em meados de Agosto do ano passado, enquanto alegadamente dava apoio logístico a um grupo rebelde implicado na guerra civil síria e rival do EI. 

Kenji Goto, de 47 anos, tinha-se deslocado ao território sírio controlado pelo EI no início de Outubro com a intenção de cobrir o conflito no terreno e deveria ter regressão ao Japão no dia 29 do mesmo mês. 

Lusa/SOL