Caça russo intercepta avião português [vídeo]

O incidente ocorreu em Novembro de 2014 mas só agora estas imagens correm a internet. 

No vídeo partilhado pelos sites The Aviationist e Business Insider, que citam fonte não oficial da Força Aérea Portuguesa, um Sukhoi Su-27 russo faz uma aproximação a um P-3 Orion da FAP. Acompanha a aeronave lusa durante alguns segundos, manifestando assim a sua presença, e afasta-se depois:

O encontro aconteceu sobre o Mar Báltico, no âmbito da participação de Portugal no policiamento aéreo da NATO sobre a Lituânia, Letónia e Estónia, três antigas repúblicas soviéticas que agora fazem parte da Aliança Atlântica.

Incidentes recorrentes

Estes incidentes têm-se multiplicado ao longo do último ano, devido à crescente tensão militar entre a Rússia e o Ocidente.

Em Novembro, mês do episódio relatado, vários bombardeiros estratégicos russos Tu-95 Bear H foram interceptados pela Força Aérea Portuguesa em espaço de jurisdição nacional lusa. Os aviões russos nunca responderam às comunicações dos portugueses e mantiveram os transponders (aparelhos de localização) desligados durante a incursão.

Este tipo de acções coloca em perigo o tráfego aéreo civil, apesar de os Tu-95 voarem abaixo das rotas comerciais, o que obriga à intervenção da Força Aérea. Numa das incursões, as aeronaves russas voaram até perto de Sagres, no Algarve.