Reuma.pt chega aos 12 mil doentes

A plataforma online Reuma.pt atingiu no fim de 2014 os 12 mil doentes registados. Os números confirmam a utilidade desta base de dados na internet como recurso para médicos e respectivos pacientes. Embora ainda não tenha no seu registo todas as patologias reumáticas, o Reuma.pt colige informações e dados sobre as doenças, que facilitam o…

A plataforma funciona também como uma espécie de ‘manual’ útil para médicos.

“É uma ferramenta que os reumatologistas utilizam na consulta diária de forma a fazer uma avaliação sistematizada das várias doenças”, diz Maria José Santos, reumatologista e coordenadora nacional deste projecto online. Este registo pode até ser utilizado em vez do diário clínico do doente, especifica a médica, de uma forma “mais sistematizada e mais organizada, com todos os itens a serem sempre avaliados da mesma forma, fazendo depois uma análise longitudinal da forma como a doença evoluiu”. Além disso “não há necessidade de duplicação do trabalho, pois pode ser feita uma avaliação pelo Reuma.pt seguida de uma cópia para o processo clinico do doente”.

O registo inclui protocolos específicos para avaliar cada doença e calcular o benefício de determinado tratamento “e torna-lo mensurável”, conclui Maria José Santos. Uma função importante, já que os reumatologistas fazem parte de uma especialidade que trata uma vasta família de doenças, da artrite reumatóide à osteoporose, passando pela gota ou pela fibromialgia, entre outras menos conhecidas.

ricardo.nabais@sol.pt