Pires de Lima anuncia linha PME Crescimento de 1.500 milhões

O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou hoje o lançamento da linha PME Crescimento de 1.500 milhões euros este ano e que as empresas em revitalização vão ter instrumentos financeiros de 50 milhões de euros.

Pires de Lima anuncia linha PME Crescimento de 1.500 milhões

Pires de Lima fez o anúncio durante a apresentação do prémio PME Excelência 2014, que decorreu esta tarde em Santa Maria da Feira, Aveiro.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, disse que a linha PME Crescimento vai estar disponível "durante o mês de Março".

Esta linha vai ter mais uma 'gaveta' que no ano anterior, incorporando instrumentos de capitalização no valor de 100 milhões de euros, explicou o secretário de Estado.

Além disso, há também uma linha de 50 milhões de euros, esta dirigida às empresas em recuperação que passem pelo PER – Processo Especial de Revitalização ou SIREVE – Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas, adiantou Pedro Gonçalves.

"A linha de 50 milhões de euros vai estar disponível em Fevereiro", disse o governante.

A linha PME Crescimento vai estar articulada com a IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento.

Pedro Gonçalves apontou ainda o lançamento do "sistema de 'rating' para empresas", que já "está em vigor".

Ou seja, todas as empresas que recorram a linhas de apoio estatais vão ter um 'rating', onde serão informadas da sua situação financeira.

Lusa/SOL