Desporto

Como se processa a eleição do presidente da FIFA?

As candidaturas à presidência da FIFA tê m de ser apresentadas até quatro meses antes do Congresso de 29 de Maio, durante o qual se ficará a saber quem irá liderar a entidade máxima do futebol nos quatro anos seguintes. Quer isto dizer que termina amanhã, 29 de Janeiro, o prazo para formalizar essa intenção junto do secretário-geral da FIFA.

Todas as candidaturas terão depois de ser aprovadas pelo Comité Eleitoral, o que acontecerá se cumprirem os requisitos exigidos. Um exemplo é a obrigatoriedade de os candidatos terem exercido um cargo no futebol durante dois dos últimos cinco anos.

No dia da eleição, cada federação nacional terá direito a um voto, desde que se faça representar no Congresso. No total existem 209 filiadas na FIFA e o voto é secreto.

É eleito presidente o candidato que conseguir dois terços dos votos na primeira ronda. Se nenhum dos candidatos reunir tanto consenso, haverá nova ronda de votação, já sem o candidato menos votado na primeira ronda. A partir deste ponto, é declarado presidente quem receber  mais de 50% dos votos. Estão previstas tantas rondas quantas forem necessárias, sendo que o pior classificado de uma ronda é sempre excluído da seguinte.