Quase cem mil condutores multados por excesso de velocidade

A PSP controlou, no ano passado, cerca de três milhões de veículos em acções de prevenção rodoviária. Destes, mais de 93 mil foram multados por excesso de velocidade.

Quase cem mil condutores multados por excesso de velocidade

Em relação a 2013, foram detectados mais 26 mil condutores em excesso de velocidade, a maioria a conduzir com limites acima dos 30 km/h (infracções graves) e 50 km/h (muito graves). 

Desde há dois anos, no início de cada mês, que a PSP passou a divulgar a localização de 80% dos radares fixos em todo o país. “O nosso compromisso é prevenir, antecipar os locais onde existe uma maior concentração de sinistralidade rodoviária e onde as colisões e despistes ocorrem com mais frequência”, explicou o Subintendente Paulo Flor, porta-voz da instituição, acrescentando que a Polícia vai manter esta política em 2015.

A verdade é que, apesar desta divulgação prévia, as infracções continuam a aumentar em todas as variáveis. E foi nos distritos de Lisboa (40 mil), Porto (nove mil) e Setúbal (três mil) que se registaram mais infracções graves. 

Já quanto à mortalidade, a PSP registou, na sua área de jurisdição, 79 vítimas mortais, menos 21 em comparação com 2013.

sonia.graca@sol.pt