Sociedade

Quase cem mil condutores multados por excesso de velocidade

A PSP controlou, no ano passado, cerca de três milhões de veículos em acções de prevenção rodoviária. Destes, mais de 93 mil foram multados por excesso de velocidade.

Em relação a 2013, foram detectados mais 26 mil condutores em excesso de velocidade, a maioria a conduzir com limites acima dos 30 km/h (infracções graves) e 50 km/h (muito graves). 

Desde há dois anos, no início de cada mês, que a PSP passou a divulgar a localização de 80% dos radares fixos em todo o país. “O nosso compromisso é prevenir, antecipar os locais onde existe uma maior concentração de sinistralidade rodoviária e onde as colisões e despistes ocorrem com mais frequência”, explicou o Subintendente Paulo Flor, porta-voz da instituição, acrescentando que a Polícia vai manter esta política em 2015.

A verdade é que, apesar desta divulgação prévia, as infracções continuam a aumentar em todas as variáveis. E foi nos distritos de Lisboa (40 mil), Porto (nove mil) e Setúbal (três mil) que se registaram mais infracções graves. 

Já quanto à mortalidade, a PSP registou, na sua área de jurisdição, 79 vítimas mortais, menos 21 em comparação com 2013.

sonia.graca@sol.pt