Hotel algarvio no top mundial

O Ozadi Tavira Hotel está entre os finalistas do concurso internacional promovido pela plataforma de arquitectura ArchDaily, na categoria ‘Edifício do Ano’. 

O hotel, cuja recuperação esteve a cargo do gabinete do arquitecto Pedro Campos Costa, foi construído em 1970 e renovado o ano passado, contando agora com 77 quartos e dois restaurantes. No processo de recuperação, o arquitecto – já detentor de vários prémios internacionais – teve em consideração a linguagem da arquitectura original dos anos 70 dos arquitectos Barros da Fonseca e Paiva Lopes. 

"O nosso objectivo foi o da busca do equilíbrio entre o existente e o contemporâneo. Entendo os edifícios não como elementos estáticos mas como estruturas vivas que interagem sobre nós e são parte da experiência quer ao nível do programa quer da sua expressão estética. Esse foi o desafio determinante para afirmar a eficácia arquitectónica na busca de uma nova proposta de valor do produto turístico”, afirmou Pedro Campos Costa.

A ArchDaily foi fundada em 2008 como uma plataforma online de arquitectura, dando a conhecer os mais recentes projectos, materiais e eventos, além de fazer também entrevistas e reportagens com profissionais de topo do ramo. A sua missão, afirma, é melhorar a qualidade de vida dos próximos três milhões de pessoas que, num futuro próximo, se estima que irão mudar-se para as cidades. Este ano, para cada uma das 14 categorias a concurso, seleccionaram apenas cinco finalistas, entre milhares de candidatos.