Lucros do Facebook duplicaram em 2014

2.940 milhões de dólares (2.600 milhões de euros) de lucros. Foi com este número que a maior rede social na internet, o Facebook, fechou o ano de 2014. Contas feitas, é o dobro do que ganhou há um ano, sendo que, deste valor, 700 milhões correspondem apenas ao último trimestre de 2014.

Mark Zuckerberg tem assim razões para sorrir. Os ‘seus’ 1.390 milhões de utilizadores mensais geraram receitas que ascenderam aos 11 mil milhões de euros num ano, um aumento de 58% em relação a 2013. Isto deve-se, sobretudo, à aposta da empresa nas plataformas móveis (telemóvel e tablet) como meios de acesso à rede social: só a publicidade nestes dipositivos representou, no último trimestre, 69% de todas as receitas publicitárias.

Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook, anunciou ainda que o comportamento do utilizador também tem vindo a mudar, em benefício do crescimento da sua rede social. Assim, além de cada pessoa passar mais 10% do seu tempo na plataforma, hoje também partilham mais fotografias e vídeos do que partilhavam no passado. Para 2015, a promessa da empresa é continuar a “investir agressivamente”.

filipa.moroso@sol.pt