Esta cidade portuguesa vai ser anfitriã da Google

A Covilhã foi a cidade seleccionada pela Google para ser, em Fevereiro, a anfitriã do “Ingress First Saturday”, um evento que reúne equipas para disputarem o jogo “Ingress”, anunciou hoje a câmara daquela cidade serrana.

Esta cidade portuguesa vai ser anfitriã da Google

Este evento é promovido pela Google no primeiro sábado de cada mês (em Fevereiro é no dia 07) e cidades de todo o mundo inscrevem-se para organizar o convívio entre equipas adversárias.

De acordo com a informação prestada pela Câmara Municipal da Covilhã, em Portugal o evento só ainda foi organizado uma vez (em Novembro), tendo decorrido em Lisboa, pelo que a Covilhã é a segunda cidade portuguesa a ser escolhida por aquela empresa internacional.

Segundo a nota de imprensa enviada à agência Lusa pela câmara, para o mês de Fevereiro candidataram-se mais de 150 cidades e foram escolhidas 48, entre as 15 cidades europeias, designadamente a Covilhã.

A informação avança ainda que "até ao momento há cerca de 70 jogadores inscritos, da Covilhã, Lisboa, Porto, Coimbra e alguns jogadores oriundos de Espanha".

O Ingress é um jogo de realidade aumentada, produto do laboratório Niantic da Google, que apenas se pode jogar através de um smartphone ou tablet, Android ou iOS, já que funciona com base em coordenadas GPS.

Este jogo é semelhante ao conhecido GeoCaching, sendo que diferença está no facto de que em vez de existirem objectos físicos para encontrar nos locais, os "objectos" a encontrar são virtuais e apenas visíveis a quem tenha o jogo instalado no seu dispositivo móvel. No entanto, obriga o jogador a deslocar-se presencialmente aos espaços.

Baseado na ficção científica, este jogo transforma o mundo real no cenário de um jogo internacional de mistérios, intrigas e competições. O jogo tem duas equipas e cada jogador quando inicia o jogo pela primeira vez tem de optar por uma: Iluminados ou Resistência.

Considerando a dimensão que o "Ingress" terá, a Câmara da Covilhã vai disponibilizar os espaços do antigo Café Montalto e da Biblioteca Municipal para acolher o evento.

Lusa/SOL