PCP arranca jornadas em Aveiro

Os deputados comunistas vão estar hoje e terça-feira em Aveiro em jornadas parlamentares dedicadas à produção nacional e emprego, denunciando ainda o caos instalado na saúde e a ameaça de desemprego na função pública.

PCP arranca jornadas em Aveiro

"As questões relacionadas com a produção nacional e o emprego são, de facto, as chaves da resolução dos gravíssimos problemas com que estamos confrontados, nomeadamente aqueles que têm a ver com a degradação económica e social que daí resultam e com os pesadíssimos sacrifícios que têm sido impostos aos trabalhadores portugueses", afirmou o líder parlamentar do PCP, João Oliveira.

Segundo o deputado, "nestas jornadas parlamentares em Aveiro", os elementos do PCP vão procurar, "a partir da realidade concreta que se vive no distrito, dos problemas que são sentidos em sectores como a agricultura, as pescas, a indústria, as pequenas e médias empresas, projectar as perspectivas de solução" preconizadas.

"Obviamente, não estaremos desligados das dificuldades que se fazem sentir em Aveiro, como em todo o país: os problemas e o caos que criados na saúde por força da política do Governo ou aquilo que tem a ver com a expressão dramática da ameaça directa de desemprego, nomeadamente com o processo da requalificação (da função pública)", concluiu.

Segundo o programa, os trabalhos vão arrancar pelo meio-dia com discursos do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, e do líder parlamentar, João Oliveira, seguindo-se diversas deslocações.

Do rol constam agricultores, em Ovar, pescadores, na Torreira, uma corticeira, em Lourosa, uma empresa da indústria automóvel, encontros com utentes, médicos e enfermeiros de unidades de saúde, assim como uma visita a uma escola, em Estarreja, além de uma Instituição Particular de Solidariedade Social e funcionários da segurança social.

Na terça-feira, os parlamentares comunistas encontram-se com produtores de batata, em Oliveira do Bairro, depois com sindicalistas e trabalhadores de outra empresa de componentes de automóveis, seguindo-se entidades judiciais de Santa Maria da Feira, responsáveis da Universidade de Aveiro, bem como utentes da linha de comboio Vouguinha (Aguieira-Aveiro).

Às 16h30 vai realizar-se a conferência de imprensa de apresentação das conclusões, já depois da reunião entre os diversos grupos organizados de deputados do PCP.

Lusa/SOL