Chuva e neve deixam Portugal em alerta

Dez distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a quota para 1000/1200 metros.

Os distritos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Bragança têm apenas aviso amarelo para a queda de neve.

O aviso amarelo para a queda de neve e chuva entrou em vigor às 03h00 e termina às 18h00 de hoje.

O IPMA emite um aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

Para hoje, nas regiões do norte e centro, prevê-se céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do cabo Mondego, diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência, e queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1000/1200 metros.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se a partir da manhã moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte com rajadas da ordem de 85 quilómetros por hora nas terras altas.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

O IPMA prevê para hoje na região sul céu muito nublado ou encoberto, com abertas no Baixo Alentejo e Algarve até ao início da manhã, e períodos de chuva a partir do meio da manhã, sendo fraca e pouco frequente para o final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se a partir da tarde, tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte com rajadas da ordem de 85 quilómetros por hora nas terras altas

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura mínima no litoral oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa variam entre os 7 e os 13 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 8 e 12, em Bragança entre 1 e 7, em Vila Real entre 3 e 9, em Braga entre 4 e 12, em Viseu entre 4 e 8, na Guarda entre 1 e 4, em Castelo Branco entre 4 e 11, em Coimbra entre 6 e 11, em Évora entre 3 e 12, em Beja entre 3 e 13 e em Faro entre 5 e 15.

Lusa/SOL