17h30 é tarde para um jogo de futebol? Polícia de Liverpool acha que sim

A polícia de Liverpool avançará amanhã com uma providência cautelar que tentará impedir que o dérbi da cidade entre o Everton e o Liverpool, a contar para a Liga Inglesa de futebol, se inicie no sábado às 17h30, avança o Liverpool Echo.

17h30 é tarde para um jogo de futebol? Polícia de Liverpool acha que sim

As autoridades da cidade temem que o horário “aumente a probabilidade de se registarem desacatos provocados pelo consumo de álcool”, avança o jornal regional, numa notícia que está a ser difundida pelos média nacionais britânicos. 

Depois de terem tentado rever o certificado de segurança do estádio do Everton de forma a que este não pudesse receber jogos nesse horário – estratégia negada pelas autoridades políticas locais –, a polícia anuncia que vai recorrer aos tribunais apenas a cinco dias da realização do jogo da 24.ª jornada do campeonato britânico. 

Os argumentos passam por considerar que com um pontapé de saída às 17h30, os fãs têm “tempo excessivo” para consumir álcool antes de se dirigirem às bancadas. Assim como também aumenta a probabilidade de se registarem desacatos devido ao álcool entre aqueles que preferem ver os jogos nos tradicionais ‘pubs’ do país. Riscos acrescidos da “protecção que a escuridão” da noite proporcionará a quem promover confrontos a seguir ao jogo. 

Razões que já tinham levado o presidente da câmara local, Joe Anderson, a requisitar à federação Inglesa a antecipação da hora do jogo. Mas o pedido foi negado, até porque no mesmo sábado haverá outro dérbi, entre os londrinos do Tottenham e do Arsenal, com início marcado para as 12h45. A alternativa, escreve-se em Inglaterra, seria iniciar o jogo às 15h, mas isso impediria a transmissão em directo da Sky Sports, levando a que ambas as hipóteses fossem negadas pelos organizadores da prova.

Recorde-se que o dérbi de Liverpool é um dos mais carismáticos do futebol inglês, mas também um dos mais problemáticos. O Liverpool Echo escreve que um pontapé de saída às 17h30 fará deste jogo “o dérbi de Merseyside mais tardio de sempre num sábado”; o Guardian vai mais longe e garante que nos últimos 15 anos nenhum dérbi da Liga Inglesa (jogo entre duas equipas da mesma cidade) se iniciou tão tarde a um sábado.

nuno.e.lima@sol.pt