Harper Lee edita segundo romance em Julho

A escritora norte-americana Harper Lee, de 88 anos, editará no verão um novo romance, mais de meio século depois da estreia literária, “Mataram a cotovia”, anunciou hoje a editora Harper Collins.

O romance, que sairá em Julho, intitulado "Go set a watchman", foi na verdade escrito por Harper Lee nos anos 1950 e só recentemente descoberto.

A editora descreve-o como uma sequela de "Mataram a cotovia", por incluir muitas das personagens do primeiro romance: "É uma narrativa empolgante e comovente, sobre a relação entre um pai e uma filha, e sobre a vida deles numa pequena cidade do Alabama, durante as tensões raciais dos anos 1950".

Harper Lee publicou "Mataram a cotovia" em 1960, um romance sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pullitzer à autora, é de leitura recomendada para jovens e está traduzido em mais de quarenta línguas.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: "Por favor, não matem a cotovia", "Não matem a cotovia" e, a mais recente, "Mataram a cotovia".

Harper Lee já disse estar "sensibilizada e maravilhada" com a decisão da publicação de "Go set a watchman", porque a autora desconhecia que o romance tivesse sobrevivido tantas décadas.

Jonathan Burnham, vice-presidente da Harper Collings, descreve o lançamento como "um extraordinário evento literário" e um "presente para os muitos fãs e leitores de 'Mataram a cotovia'".

O romance deu origem ainda a um filme, "Na sombra e no silêncio" (1962), de Robert Mulligan, protagonizado por Gregory Peck e Mary Badham, que interpreta o papel de sua filha.

A primeira edição de "Go set a watchman" vai ter uma tiragem de dois milhões de exemplares e edição em "ebook", segundo o comunicado da editora hoje divulgado.

Lusa/SOL