Filho de doente que morreu com hepatite C vai enfrentar ministro da Saúde

O filho de uma doente com hepatite C, que morreu no dia 31 Janeiro, enquanto esperava que o Estado lhe desse autorização para ser tratada com um medicamento que lhe podia salvar a vida, foi ao Parlamento para tentar falar com o ministro da Saúde que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Saúde. 

Filho de doente que morreu com hepatite C vai enfrentar ministro da Saúde

A reunião deverá terminar às 14 horas e aí Paulo Macedo será interpelado por David Gomes, que promete entregar-lhe um papel com dados sobre a doença que matou a mãe, de 51 anos, e portadora da doença há 20. 

Em causa está o medicamento inovador Sofosbuvir que custa 42 mil euros por doente da farmacêutica norte-americana Gilead Sciences. O produto foi aprovado há um ano na Europa e em alguns países, como Espanha e Itália, já é dado aos doentes, depois de os governos terem negociado com a farmacêutica. Em Portugal, o ministro garante que esse acordo está para breve.

Maria Manuela Ferreira foi internada sete vezes em 2014 a última vez, em Dezembro. "A minha mãe não resistiu à espera", afirma David Gomes, confirmando aos jornalistas que pretende avançar com uma acção em tribunal: "Alguém vai ser responsabilizado pela morte da minha mãe".