PS assinala ‘preocupante inversão na quebra do desemprego’

O deputado socialista Nuno Sá expressou hoje preocupação com a “inversão na quebra do desemprego”, ao comentar dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), salientando números da emigração e de “desempregados ocupados”.

"Há uma preocupante inversão da tendência de diminuição e quebra do desemprego em Portugal. Reforça-se um não aumento do emprego e, por outro lado, o agravamento do desemprego", afirmou, no parlamento.

A taxa de desemprego subiu 0,4 pontos percentuais no quarto trimestre de 2014 face ao anterior, para 13,5%, mas a taxa média anual caiu 2,3 pontos percentuais no ano passado face a 2013, para 13,9%. De Outubro a Dezembro, aumentou após seis trimestres consecutivos de taxas de variação trimestral negativas, tendo sido inferior em 1,8 p.p. à do trimestre homólogo de 2013.

"No último trimestre de 2014, houve um aumento de cerca de 10 mil desempregados e uma redução de mais de 70 mil empregos", continuou o parlamentar do PS, criticando aquilo que considera serem discrepâncias entre dados do INE e dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

Segundo Nuno Sá, "mesmo em termos homólogos", houve "uma redução de cerca de 110 mil desempregados, mas essa redução assenta única e exclusivamente na redução da população activa e no número de ocupados".

"Há uma diminuição drástica da população activa em termos homólogos em cerca de 87 mil portugueses e, desses, 75% são jovens. Portanto, é uma diminuição que assenta na emigração. Os restantes cerca de 20 mil empregos criados são empregos que não têm qualidade e são desempregados ocupados", lamentou.

Ainda segundo o INE, a população desempregada é estimada em 698,3 mil pessoas, o que representa um aumento trimestral de 1,4% e uma diminuição homóloga de 13,6% (mais 9,4 mil pessoas e menos 109,7 mil pessoas, respectivamente), enquanto os empregados serão 4.491,6, ou seja, um decréscimo trimestral de 1,6% (menos 73,5 mil pessoas) e a um acréscimo homólogo de 0,5% (mais 22,7 mil pessoas).

Lusa/SOL