Santander espera informações sobre Novo Banco para apresentar proposta

O presidente executivo do Santander Totta, António Vieira Monteiro, reafirmou hoje o interesse da instituição financeira na compra do Novo Banco, embora tenha dito que ainda não recebeu qualquer informação por parte do Banco de Portugal.

Santander espera informações sobre Novo Banco para apresentar proposta

António Vieira Monteiro, que falava na apresentação dos resultados anuais do banco, disse que o Santander tem "critérios muito próprios de análise da rentabilidade dessa instituição e esses serão elementos fundamentais relativamente ao Novo Banco", acrescentando que, para manter o interesse teria de receber os elementos sobre a situação financeira do banco.

Em relação aos problemas de litigância que a intervenção das várias autoridades realizaram no Banco Espírito Santo (actual Novo Banco), o responsável máximo do Santander Totta foi cauteloso: "É evidente que qualquer entidade [interessada na compra] vai olhar para essas matérias com atenção".

António Vieira Monteiro observou que os assuntos "têm de ser analisados do ponto de vista jurídico e legal. Não há dúvida nenhuma que a existência de grande número de operações do ponto de vista legal contra o Novo Banco vai fazer com que os vários intervenientes olhem para a operação de uma forma diferente".

Para o presidente do Santander Totta, é fundamental que as possíveis "perdas não recaiam no sistema bancário", pedindo às autoridades, e principalmente ao Governo que esclareça todas as questões.

Lusa/SOL