Poiares Maduro acredita na ‘desgovernamentalização’ da RTP

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, desejou hoje “os maiores sucessos” ao Conselho Geral Independente (CGI) da RTP, sublinhando que esta nova fase da empresa conduz à “desgovernamentalização” do serviço público.

Poiares Maduro acredita na ‘desgovernamentalização’ da RTP

"Uma fase em que eu espero que a desgovernamentalização do serviço público de rádio e televisão, que este novo modelo promove, faça com que a empresa se concentre naquilo que é verdadeiramente importante que é a prestação de um serviço público de qualidade aos portugueses", disse o ministro.

Miguel Poiares Maduro falava aos jornalistas em Campo Maior, no Alto Alentejo, à margem da inauguração do polo industrial Tecnidelta II, uma nova unidade que se destina à montagem de uma máquina de café profissional para a restauração, totalmente desenvolvida pela empresa Delta Cafés.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional acrescentou ainda que está "crente" de que o novo modelo de gestão da RTP vai "potenciar" o serviço público, afastando-se do "ruído político" nesta nova fase.

"Acredito que o CGI vai dar orientações e vai trazer essa liderança e que o Conselho de Administração novo, escolhido pelo CGI, vai conseguir concretizar esses objectivos", concluiu.

Na semana passada, o CGI anunciou que, "por decisão unânime" dos seus membros, tinha indigitado Gonçalo Reis (presidente), Nuno Artur Silva (vogal) e Cristina Vaz Tomé (vogal como pelouro financeiro) para a administração da RTP, substituindo a equipa de Alberto da Ponte na liderança da estação pública.

Lusa/SOL