Beijo gay leva a suspensão de novela

Foi o primeiro beijo gay a ser transmitido na televisão angolana. Mas a reacção do público não foi a melhor e a telenovela Jikulumessu, que passa diariamente na Televisão Pública Angolana (TPA) foi suspensa.

Carlos Nambe (interpretado por Pedro Hossi) envolveu-se com o jovem Gerson Cange (protagonizado por Lialzio Almeida) e os dois homens acabaram por dar um beijo. A cena levou a que a novela, que será transmitida na RTP1 brevemente, fosse suspensa.

De acordo com o anúncio feito no jornal da noite na TPA, em causa estão “problemas técnicos”.

A produtora Semba Comunicações, detida por José Paulino dos Santos (um dos filhos do presidente angolano José Eduardo dos Santos), emitiu um comunicado a pedir desculpa aos que sentiram ofendidos com a cena.

O comunicado diz mesmo que a produtora irá efectuar "algumas correcções na representação de alguns conteúdos mais sensíveis para assegurar que a abordagem dos mesmos em Jikulumessu mantém o valor pedagógico inicialmente pretendido".

O beijo e a interrupção da telenovela levaram a que muitas pessoas expressassem a sua opinião nas redes sociais – que a favor, quer contra o sucedido.