Gripe: O pior já passou?

A Direcção Geral de Saúde reconheceu hoje que as baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem levar ao aumento dos vírus respiratórios, mas lembrou que a gripe está em “fase descendente”, recomendando a protecção dos grupos vulneráveis.

"O frio pode ter reflexos importantes na saúde das pessoas, como aumentar a actividade dos vírus respiratórios em circulação, nomeadamente a gripe, mas isso pode não acontecer. A gripe está em fase descendente e pode não haver influência directa das temperaturas nos vírus", disse, em declarações à agência Lusa, a subdirectora geral da Direcção Geral de Saúde (DGS), Graça Freitas.

Apesar de considerar que o pico da gripe já passou, Graça Freitas salientou que as pessoas em risco devem sempre vacinar-se até terminar a época gripal, em Março, alertando, porém, que "mesmo sem picos, vai continuar a haver gripe".

A responsável considerou que o frio, por si só, já provoca alterações nos organismos, lembrando a importância da regulação da temperatura corporal, de forma a estar equilibrada, para não levar a situações de agravamento de doenças já existentes, que podem ter como consequência a morte.

"Nestas alturas de maior frio, há que tentar fazer tudo para ajudar o nosso corpo a manter os mecanismos de termo-regulação, e podemos fazer isso com as recomendações gerais habituais", frisou a responsável.

Nas recomendações, Graça Freitas sublinhou a importância do aquecimento das casas, com cuidados redobrados para as lareiras e braseiras, a ingestão de líquidos quentes e refeições quentes com mais frequência, evitando as bebidas alcoólicas que "dão a falsa sensação de aquecimento".

"Vamos tentar todos fazer alguma coisa para contrariar este frio, que não é anormalmente baixo. Não é nenhuma catástrofe em termos de frio. É mais frio que o esperado, e temos de ter cuidados, mas há que não ter pânico em relação a isso", frisou.

A responsável ressalvou ainda a importância de se protegerem os grupos mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, lembrando que estes últimos muitas vezes "já não conseguem regular a temperatura corporal" e como tal não têm "a sensação de frio".

"Daí que os cuidados de proximidade serem tão importantes para este grupo de pessoas, com a família, vizinhos ou amigos a providenciarem que tenham conforto térmico e que estejam hidratados, que tomem medicamentos para não descompensar patologias que tenham", referiu.

Graça Freitas adiantou também que os serviços de saúde estão devidamente climatizados para suportar as temperaturas extremas.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a lançar também um alerta.

A ANPC recomendou à população especial cuidado com o perigo das intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, com o piso escorregadio e acumulação de neve ou gelo.

Também a Direcção-Geral da Saúde recomenda na sua página da Internet cuidados com o frio, em especial as crianças, idosos, doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares), os sem-abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.