Sabe a que distância deve ter o computador dos olhos?

Manter uma distância de 60 cm do monitor evita sentir cansaço nos olhos. «O monitor irradia luminosidade e quanto mais perto se trabalha dele, maior é a radiação que afecta os olhos», diz Florindo Esperancinha, oftalmologista.

A radiação luminosa é o principal problema dos aparelhos electrónicos e não o facto de a sua utilização poder provocar doenças oculares. «Não há estudos científicos que comprovem essa ligação », assegura o presidente da SPO. Manter uma distância de 60 cm do monitor (75 cm para quem trabalha com imagens e gráficos) diminui as radiações e o esforço de focagem.

No caso do televisor, a distância correcta aumenta para cinco vezes a largura do ecrã, cerca de quatro metros. Esta distância deve ser cumprida especialmente pelas crianças que «brincam ‘coladas’ ao ecrã», alerta Francisco Rebelo, designer ergonómico.

O objectivo é permitir que os olhos estejam ‘relaxados’ enquanto vêem televisão. Depois, é necessário iluminar o ambiente, porque o contraste entre sala escura e televisor luminoso também causa cansaço ocular. Luzes amarelas ou brancas e indirectas são ideais para se ver televisão.

Quando se trabalha ao computador é necessário o mesmo cuidado e assegurar que os olhos estão à altura do topo do ecrã. Assim, evita-se tensão no pescoço e nas costas, causada pela má postura à secretária. Por isso é que descansar dez minutos de duas em duas horas é considerada uma das grandes regras da medicina do trabalho. «Faz bem à coluna e aos olhos», explica Florindo Esperancinha.

Francisco Rebelo prefere a ‘regra da fadiga’, que obriga a fazer um intervalo de cada vez que se sente ardor nos olhos ou cansaço intelectual: «Basta fazer um telefonema ou tirar umas notas». Sem parar de trabalhar.

Regras básicas
Colocar o monitor a uma distância de 60cm dos olhos e o televisor a cerca de quatro metros

Colocar o topo do ecrã do monitor ao nível dos olhos

Iluminar a sala de televisão ou de trabalho com luzes brancas ou amarelas, difusas e de fraca intensidade

Ajustar, nos menus dos ecrãs, o contraste e a luminosidade consoante o utilizador ou espectador

Fazer intervalos de dez minutos, de duas em duas horas, para descansar os olhos, o pescoço e as costas

Pestanejar frequentemente para evitar secura dos olhos

Quem usa óculos deve escolher lentes anti-reflexo