Pré-aviso de greve parcial no Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entregaram hoje um pré-aviso de greve para o próximo dia 24 de Fevereiro, contra “o silêncio da administração” para com as organizações sindicais que querem discutir “questões de trabalho”.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) realizou hoje de manhã, junto à estação do Saldanha, um plenário de trabalhadores para discutir problemas laborais, que terminou cerca das 11:00, de acordo com fonte sindical.

Em declarações à agência Lusa, Anabela Cavalheira, da Fectrans revelou que os trabalhadores decidiram reiniciar um novo processo de luta, tendo já entregado um pré-aviso de greve parcial para o próximo dia 24 de Fevereiro.

Os funcionários do Metro contestam "o silêncio da administração relativamente a todas as organizações representativas dos trabalhadores".

"Em meados de Janeiro pedimos uma reunião à administração e até agora não temos qualquer resposta", disse Anabela Carvalheira.

De acordo com a sindicalista, os sindicatos pretendem discutir questões de trabalho e não questões remuneratórias.

"Nomeadamente, a necessidade de termos mais efectivos na área operacional, a questão da alteração unilateral de horários e de férias e, também, o facto de não estarem a ser cumpridas algumas cláusulas do Acordo de Empresa, nomeadamente as avaliações de desempenho", explicou.

Fonte da empresa disse à Lusa que a circulação no Metropolitano de Lisboa ficou normalizada às 12:00, após algumas perturbações devido à realização hoje de manhã de um plenário de trabalhadores.

A mesma fonte afirmou que a empresa não se pronuncia em relação às pretensões dos trabalhadores.

Lusa/SOL