“Grécia precisa da Alemanha para combater neonazis”

A Grécia precisa da Alemanha para impedir o crescimento do partido neonazi Aurora Dourada, terceira força política no parlamento de Atenas, afirmou hoje em Berlim o novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

“Grécia precisa da Alemanha para combater neonazis”

"A Alemanha deve estar orgulhosa com o facto de o nazismo ter sido erradicado aqui. Quando voltar hoje para casa, vou estar num parlamento em que o terceiro maior partido não é um partido neonazi, mas um partido nazi", disse o ministro na conferência de imprensa com o homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, dominada pelo desacordo entre ambos quanto ao futuro da dívida grega.

Na quarta-feira à noite, numa entrevista à televisão pública alemã ARD, Varoufakis já tinha estabelecido um paralelo entre a situação da Grécia e a crise económica dos anos 1930 na Alemanha que antecedeu a eleição de Adolf Hitler.

"Precisamos do povo alemão ao nosso lado. Precisamos que os alemães nos ajudem a lutar contra a misantropia", disse hoje, manifestando a esperança de que "nunca mais" uma depressão económica como a de 1933 "possa dividir orgulhosas nações europeias", afirmou.

Na quarta-feira, à ARD, Varoufakis sublinhou que, de todos os povos da Europa, "os alemães são os que melhor compreendem esta informação simples. (…) Quando humilhamos durante muito tempo uma nação orgulhosa (…) a determinada altura ela entra em ebulição".

Lusa/SOL