Este é o ministro mais sexy do momento

Até há cerca de uma semana, ministro, finanças e sex symbol eram palavras que dificilmente figuravam na mesma frase. Pelo menos até às eleições gregas ditarem a vitória de Alexis Tsipras e do Syriza e a consequente nomeação de Yanis Varoufakis para o cargo de ministro das finanças da Grécia. “É a primeira vez que…

Este é o ministro mais sexy do momento

A verdade é que o novo responsável pelas finanças gregas está na primeira linha das notícias pelo seu currículo e pelas suas propostas alternativas à austeridade da Troika, mas também por outros aspectos bem mais mundanos, como os seus atributos físicos e o seu guarda-roupa. Segundo o Journal du Dimanche, Varoufanis tem “um estilo rock’n‘roll, o porte de um jogador de râguebi, camisas garridas, cabeça rapada e maxilares quadrados”. E parece-se “mais com Bruce Willis do que com Michel Sapin (ministro das finanças francês)”.

As comparações começaram quando Yanis Varoufakis foi a Downing Street, ao encontro do homólogo George Osborne. O economista de 53 anos chegou de mãos nos bolsos, casaco encerado, botas de cabedal preto, camisa azul eléctrico desfraldada e amachucada… Do outro lado um tradicional ministro de fato e gravata ao bom estilo Savile Row. “A Grécia tem um ministro das Finanças com ar de ser humano”, escreveu o colunista Simon Jenkins no The Guardian.

De imediato começaram a circular as mais variadas teorias: nomeadamente que assim se cria uma maior empatia com os eleitores, tornando a imagem do político mais credível. Há mesmo quem considere que este visual descontraído de Varoufakis é pensado ao pormenor com o propósito de desconcertar os seus adversários e demonstrar que não quer ser ‘one of the boys’ da elite que controla as finanças europeias. “Não queremos que os banqueiros fiquem descansados, queremos que eles fiquem com medo. Varoufakis parece querer dizer-lhes que não se metam com ele”, sublinhou Simon Jenkins. Se este visual confere credibilidade a Yanis Varoufakis enquanto político ainda não é certo, mas que lhe rende uma legião, crescente, de fãs, já ninguém nega.

raquel.carrilho@sol.pt