Madeira investe 280 mil euros no Carnaval

A Madeira investiu 280 mil euros nas Festas de Carnaval de 2015 e espera que os 71% de taxa de ocupação hoteleira justifiquem o investimento.

Conta ainda com o facto de, ao contrário do continente, onde o Governo da República não dará nem meio-dia de tolerância de ponto, na Madeira, este ano, pela primeira vez, o Governo Regional ter dado um dia adicional de tolerância de ponto (segunda-feira, 16 de Fevereiro).

Com efeito, o Conselho de Governo decidiu, a 22 de Janeiro, conceder tolerância de ponto nos dias 16, 17 e na parte da manhã do dia 18 de Fevereiro, em todos os serviços, institutos e empresas públicas sob a sua tutela.

Segundo o programa das festas de Carnaval de 2015, apresentado a 3 de Fevereiro, a novidade deste ano é o desfile decorrer nas duas faixas da Avenida do Mar, agora sem os constrangimentos das obras na baixa do Funchal.

Este ano, o tema proposto para o cortejo pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes é “A Magia da Luz”, tema inspirado no Ano Internacional da Luz. Nas duas últimas edições os temas foram “Os signos do Zodíaco” (2012), “Madeira – Momentos Mágicos” (2013); e “Madeira – Carnaval Brilhante” (2014).

O Governo Regional preparou um programa de Carnaval que vai de 11 a 18 de Fevereiro com o cortejo alegórico no dia 14 e o cortejo Trapalhão no dia 17. Entre os dias 11 e 18 de Fevereiro haverá animação diversa na baixa da cidade do Funchal.

O Carnaval da Madeira é uma das maiores festas de rua da Europa. As celebrações começam no sábado, 14 de Fevereiro, com um cortejo pelas ruas do Funchal, exibindo as melhores bandas e escolas de samba com os seus trajes coloridos.

No corso irão participar mais de 1.100 foliões com vistosos trajes, integrando 9 trupes, e uma dezena de carros alegóricos.

Os grupos participantes no cortejo alegórico são: Associação Animad, Sorrisos de Fantasia, Escola de Samba – Os Cariocas, Associação de Animação Geringonça, Associação Fura Samba, Escola de Samba Caneca Furada, Turma do Funil, Bairro da Argentina e Fábrica de Sonhos.

Ao todo, entre organização e participantes, estão envolvidos directamente nas Festas de Carnaval, mais de 4 mil pessoas.

O Carnaval é, a par do Fim-do-Ano e da Festa da Flor, um dos cartazes turísticos que mais gente leva à Madeira.