Há um alimento precioso para a circulação

É um fruto servido como doce à sobremesa, mas muito mais utilizado em sopas ou acompanhamentos. À semelhança de outros frutos e vegetais cor de laranja, a abóbora é rica em betacaroteno e vitamina C, ideais para a prevenção de vários tipos de cancro. Mas a sua principal finalidade é facilitar a circulação.

No caso das sementes, as pevides são uma fonte de ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e muita energia. Enquanto a casca, quando moída com azeite, serve de pasta para aplicar sobre varizes.

Benefícios alimentares e terapêuticos à parte, a abóbora deve ser sempre consumida com a casca lisa e sem manchas. Se o pedúnculo estiver seco, significa que está madura e pronta a cozinhar ou a congelar.

Em Portugal, o fruto é utilizado para fazer cremes, puré, doces e tartes, como a célebre receita de pumpkin pie, preparada pelos norte-americanos nesta época do ano. São eles que transformam a casca de abóbora em pormenores decorativos do Halloween, como lanternas.

Além do fruto, também a flor da aboboreira se aproveita. Em Itália, servem-se flores panadas ou, depois de refogadas em azeite, em recheios de crepes, risottos ou ensopados de peixe.