Uma vespa ao ataque em Londres

Os pais sentiram a chegada de um grupo armado a casa e pediram-lhe para se esconder debaixo da cama. De lá ouviu tiros de metralhadora e os gritos da mãe. Quando se levantou do esconderijo, o pai estava morto. Tinha apenas quatro anos.

Uma vespa ao ataque em Londres

Juan Guillermo Cuadrado nasceu em Necocli, uma das cidades mais antigas da Colômbia – na rota do narcotráfico e da luta de guerrilhas -, e nunca viu os culpados pela morte do pai serem levados à justiça. A sua educação ficou apenas a cargo da mãe e tornaram-se inseparáveis: enquanto Marcela apanhava e empacotava bananas para exportação, o filho ajudava a colocar os autocolantes.

Mais tarde adoptou a bola como a melhor amiga e a mãe teve de suportar mais uma despesa para o inscrever numa escola de futebol. Hoje, já com 26 anos, Cuadrado viu o esforço financeiro da família ser recompensado. Depois de se ter tornado uma das figuras da selecção da Colômbia no Mundial-2014 e de ter construído uma carreira com as camisolas do Independiente Medellín, Udinese e Lecce, o colombiano deixou os relvados da Fiorentina para reforçar o ataque do Chelsea.

Foi um pedido expresso de José Mourinho para atacar o título da Premier League e obrigou Roman Abramovich, o dono dos blues, a passar um cheque de 33,4 milhões de euros aos italianos – a transferência mais cara do mercado de Inverno.

“Estou muito contente e agradecido por esta oportunidade”, afirmou o extremo à chegada a Londres. Criativo, rápido e capaz de aguentar 90 minutos ao mais alto nível, ficou conhecido em Itália como a 'vespa', a famosa scooter transalpina.

Mourinho agitou o mercado

O Chelsea foi a equipa mais activa na janela de Inverno que fechou na segunda-feira, ao estar envolvido em duas das transferências mais sonantes do defeso. Se José Mourinho não olhou a custos para contratar Juan Cuadrado, o Wolfsburgo também teve de abrir os cordões à bolsa para resgatar André Schurrle de Stamford Bridge: 32 milhões de euros. Um montante que deixou o clube alemão no topo dos mais gastadores (35 milhões de euros) e o de Londres na liderança das receitas (quase 48 milhões).

Ainda assim, ninguém lucrou mais do que o Benfica, com um saldo superior a 41 milhões de euros. Os 'encarnados', a par dos outros dois 'grandes' portugueses, aproveitaram os últimos dias do mercado para emprestar alguns excedentários e contrataram o avançado uruguaio Jonathan Rodríguez (Peñarol). O FC Porto recrutou Hernâni, uma das revelações da 1.ª Liga, ao V. Guimarães e o Sporting inscreveu o central Ewerton.

hugo.alegre@sol.pt